Álbuns de Jorge Ben e Racionais viram tema de livro

Publicado por Victor Hugo em 07/09/2017 06:42

O cantor Jorge Ben Jor e o grupo de rap Racionais MC’s se tornarão tema de livro. Mais especificamente, seus álbuns, África Brasil (1976) e Sobrevivendo no Inferno (1997). Os discos farão parte da série de livros 33 1/3 Global, publicado pela editora Bloomsbury. A coleção foi criada como uma sequência para a linha 33 1/3, que traz uma análise aprofundada sobre álbuns clássicos. Neste caso, porém, a ideia é focar em discos lançados em países específicos.

A série 33 1/3 Brazil, que se concentra nos discos nacionais, também conta com uma edição especial para o álbum de Caetano Veloso, A Foreign Sound (2004). Outro país que receberá a série é o Japão. Nos próximos meses, no entanto, países da Europa, da África e da Oceania também deverão ganhar análises próprias. Publicados por especialistas na área musical, os livros se destacam por sua linguagem simples e acessível. A série já analisou discos como Amazing Grace (1972), de Aretha Franklin, Live at the Apollo (1963), de James Brown, e Ilmattic (1994), de Nas. Apesar do anúncio, os livros sobre álbuns de Jorge Ben Jor e Racionais MC’s ainda não têm data de lançamento.

África Brasil, de Jorge Ben Jor, será um dos álbuns da série 33 1/3 Global

Quem assina?

No caso da análise sobre África Brasil a pesquisa é assinada por Frederick J. Moehn, professor de música da King’s College London e membro do King’s Brazil Institute. Já o livro de Sobrevivendo no Inferno é da pesquisadora Marília Gessa, que possui um trabalho sobre os Racionais MC’s. Quem também participa do livro é Derek Pardue, que coordena a área de Estudos Brasileiros da Aarhus University, na Dinamarca.

Se depender da apresentação da Bloomsbury sobre o projeto, a série deverá receber livros sobre álbuns dos mais variados gêneros. “Passando pelos gêneros do samba, tropicália, rock, hip hop, forró, bossa nova, heavy metal e funk, entre outros, 33 1/3 Brazil é uma série dedicada ao estudo em profundidade dos discos brasileiros mais importantes do século XX e XXI”, diz a editora na página especial para a série que publicará livros sobre Jorge Ben Jor, Racionais MC’s e Caetano Veloso.