Relembre algumas das melhores músicas lançadas em 1978

Publicado por Victor Hugo em 16/01/2018 07:00

O ano de 1978 é, sem sombra de dúvidas, um dos mais produtivos de todos os tempos na história da música. Naquele período, cantores e bandas de vários gêneros lançaram algumas das músicas que viraram clássicos e que são tocadas até hoje.

Para provar, nós da Cultura Black fizemos uma lista com algumas das músicas lançadas em 1978. A seleção conta com 20 faixas que começaram a tocar nas rádios naquele ano e que até hoje costumam aparecer na nossa programação. Confira:

Earth, Wind & Fire – September

Composta por Maurice White, Al McKay e Alee Willis, ‘September’ foi lançada em novembro de 1978 como um single e chegou ao oitavo lugar entre as 100 mais tocadas, segundo a Billboard. A faixa logo apareceu no álbum ‘The Best of Earth, Wind & Fire, Vol. 1’.

Cheryl Lynn – Got To Be Real

Um dos clássicos maiores da disco music, ‘Got To Be Real’ foi lançado por Cheryl Lynn em agosto de 1978. Composta pela própria Cheryl em parceria com David Paich e David Foster, a faixa entrou, em 2005, para o Hall da Fama da Dance Music.

Chic – Le Freak

Lançada em setembro daquele ano, ‘Le Freak’ é outro clássico das pistas. Poucas semanas após seu lançamento, a faixa foi a mais tocada em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália. A música também ficou entre as dez mais populares em vários países da Europa. A faixa fez parte do álbum ‘C’est Chic’.

Tim Maia – Sossego

Enquanto isso, no Brasil, Tim Maia pedia sossego e ‘um quilo do bom’. Embalado pelo sucesso das discotecas, o síndico lançava em 1978 o álbum ‘Tim Maia Disco Club’. Com músicas mais dançantes o álbum contava com ‘Sossego’, composta pelo próprio Tim.

Donna Summer – Last Dance

Composta por Paul Jabara e interpretada por Donna Summer para o filme ‘Até que Enfim é Sexta-feira’, a música ‘Last Dance’ foi um dos sucessos absolutos daquele ano e chegou a ganhar um Globo de Ouro como a melhor música original.

Jorge Ben – Amante Amado

O samba rock também estava em alta em 1978. Naquele ano, o mestre Jorge Ben lançou o álbum ‘A Banda do Zé Pretinho’. O trabalho contava com uma série de destaques, sendo ‘Amante Amado’, um dos principais deles.

Roberto Ribeiro – Todo Menino É Um Rei

No samba, o grande Roberto Ribeiro lançava ‘Todo Menino é um Rei’, que chegou a ter clipe lançado no dominical Fantástico, da TV Globo. Na ocasião, o programa anunciou o lançamento como um ‘autêntico samba de roda da Bahia’.

Beth Carvalho – Vou Festejar

Em letra de Neoci, Dida e Jorge Aragão, Beth Carvalho balançou o Brasil com ‘Vou Festejar’, que em pouco tempo se tornou um dos gritos mais populares entre torcedores do Atlético Mineiro. A faixa abre o disco ‘De Pé No Chão’ como uma verdadeira convocação para começar o samba.

Sylvester – You Make Me Feel (Mighty Real)

Faixa de destaque do álbum ‘Step II’, de Sylvester, ‘You Make Me Feel (Mighty Real)’ foi um dos principais destaques da disco em 1978 e alcançou a posição 36 entre as mais tocadas da Billboard.

The Commodores – Three Times A Lady

O romantismo também estava presente nas músicas lançadas em 1978. Composta por Lionel Richie, um dos líderes do The Commodores, a faixa ‘Three Times a Lady’ foi a primeira do grupo a atingir a primeira posição das rádios dos Estados Unidos.

Barry White – It’s Only Love Doing Its Thing

A faixa ‘It’s Only Love Doing Its Thing’ é um dos melhores exemplos que mostram como Barry White tinha domínio sobre suas baladas românticas. O single esteve no álbum ‘The Man’, trabalho em que o clássico ‘Just The Way You Are’ também estava presente.

Gregg Diamond & Bionic Boogie – Hot Butterfly

Muitos conhecem essa canção como Papillon, regravada na voz de Chaka Khan em 1980. A versão original, no entanto, é de Gregg Diamond e seu grupo Bionic Boogie e conta com a participação de Luther Vandross.

The Jacksons – Shake Your Body (Down To The Ground)

Ao saírem da Motown e irem para a Epic Records, os ainda garotos da família Jackson tiveram que mudar seu nome para The Jacksons. O período em que ficaram na nova gravadora não foi desperdiçado e o grupo lançou o ótimo balanço ‘Shake Your Body (Down To The Ground)’.

The Jacksons – Blame It On The Boogie

Em 1978, o grupo estava inspirado e lançou a faixa ‘Blame It On The Boogie’, que chegou à 61ª posição do ranking da Billboard – a concorrência era bem grande. As duas músicas estão presentes no álbum ‘Destiny’.

Rick James – You and I

A discoteca era, sem dúvida, o principal gênero no ano de 1978. Com isso, músicas como ‘You and I’, de Rick James fizeram um sucesso estrondoso. A faixa foi um dos destaques de ‘Come Get It’, álbum de estreia do cantor.

Dan Hartman – Instant Replay

‘Instant Replay’ foi o terceiro single da carreira de Dan Hartman e serviu para tornar o cantor conhecido nos Estados Unidos. A música foi lançada posteriormente no álbum de mesmo nome.

Peaches & Herb – Shake Your Groove Thing

A dupla Peaches & Herb também aproveitou o momento e com ‘Shake Your Groove Thing’ atingiu a importante marca de ficar entre as cinco mais tocadas da lista da Billboard. A faixa foi lançada posteriormente no álbum ‘2 Hot’.

Bob Marley & The Wailers – Is This Love

A lista traz até mesmo um clássico do reggae. ‘Is This Love’, de Bob Marley & The Wailers, é um dos grandes hinos do gênero e chegou a ser regravada por dezenas de artistas.

Foxy – Get Off

‘Get Off’ esteve no segundo álbum da banda Foxy. Apesar de ser um dos grupos menos conhecidos dessa lista, a faixa chegou ao nono lugar na lista das 100 músicas mais tocadas, de acordo com a Billboard.

A Taste of Honey – Boogie Oogie Oogie

Para fechar a lista com as músicas de 1978, o grupo A Taste of Honey. Com o balanço ‘Boogie Oogie Oogie’, a banda alcançou a liderança das paradas de sucesso em junho daquele ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *