Seria ‘Se a Fila Andar’ de Toninho Geraes o samba mais bem-sucedido dos últimos anos?

Publicado por Victor Hugo em 09/02/2018 08:30

Lançada em 2014, Se a Fila Andar, de Toninho Geraes recebeu uma série de regravações
Lançada em 2014, ‘Se a Fila Andar’, de Toninho Geraes recebeu uma série de regravações

Ouvindo ‘Se a Fila Andar’, de Toninho Geraes, cheguei a uma dúvida que gostaria de compartilhar com vocês.

Que o samba não possui a mesma evidência na grande mídia como anos atrás não é dúvida para ninguém. Atualmente, o gênero perde espaço para duplas sertanejas, funkeiros e dezenas de cantores internacionais.

Ainda assim, alguns sambas de cantores e grupos do eixo Rio-São Paulo ensaiam ter o mesmo sucesso de outros tempos. Nos últimos anos, a composição de Geraes é a que parece ter chegado mais perto desse objetivo.

A música conta a história de alguém que pede para ser preservado, pois não está preparado para ver seu amor com outra pessoa. Para evitar que seus amigos o vejam chorar, pede: “respeite o insano, sagrado e profano, que foi nosso amor”.

Com uma letra bem elaborada, mas que gruda facilmente na cabeça de quem o ouve, ‘Se a Fila Andar’ fez diversos artistas regravarem a música poucos anos depois de lançada.

De acordo com nossas pesquisas na internet, a primeira versão da música, gravada pelo próprio Toninho Geraes, viralizou na internet e mostra o poder da internet na música.

De forma simples, no meio da rua, o cantor e alguns músicos se juntaram para fazer a gravação. Publicado em abril de 2014, o vídeo conta com mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube. Confira:

Meses depois, em novembro, a madrinha do samba, Beth Carvalho incluiu a música em seu DVD, ‘Ao Vivo no Parque Madureira’, ao lado de clássicos como ‘O Show Tem Que Continuar’ e ‘Ainda é Tempo para ser Feliz’.

Veja um vídeo de uma apresentação de Beth pouco tempo antes do lançamento do DVD:

Com o sucesso, Geraes lançou um clipe para a música com um pouco mais de produção. Em seu canal oficial no YouTube, o vídeo tem mais de 1,7 milhão de visualizações. Assista:

Como se não bastasse, em 2017, o cantor Diogo Nogueira apresentou sua interpretação da faixa no DVD ‘Alma Brasileira’. Confira:

Estes são apenas algumas das versões mais famosas disponíveis no YouTube. No entanto, com mais algumas pesquisas, é possível encontrar vídeos como o de Igor Neva.

Aparentemente sem muito compromisso, o garoto mostrou que sabe como se faz e que a cultura do samba deverá ser levada para muitas gerações. Assista:

Além dele, diversos outros grupos também compartilharam gravações de ‘Se a Fila Andar’ durante shows, gravações em estúdio ou até mesmo dicas de como tocar a música. Confira alguns deles:

Waléria do Cavaco – Se a Fila Andar

Pedindo Bis – Se a Fila Andar

Feijuca do Panela – Se a Fila Andar/Amantes

 

E pra você? A música de Toninho Geraes pode ser considerada a mais bem-sucedida dos últimos anos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *